Leite de amendoa

A receita de hoje é bebida de amêndoa caseira sem lactose, mais conhecida como leite de amêndoa.

Quem me conhece há mais tempo sabe que eu não consumo leite á muitos anos e na minha opinião ninguém deveria consumir. Vou falar sobre malefícios do leite de vaca na nossa saúde em outro conteúdo. Então vamos lá, antes de mais, quero que saibas que dá para fazer bebida de qualquer tipo de oleaginosa: castanha do brasil, noz, castanha de caju até mesmo com aveia ou arroz, mas o modo de preparação destes dois últimos é diferente. Eu adoro o de amêndoa pelo sabor e pelos benefícios nutricionais que entrega á nossa saúde uma verdadeira mina de nutrientes.

Esta é uma receita-chave para a cozinha funcional. Podes utilizar em receitas doces ou salgadas, beber puro ou com tua bebida favorita: café, chás, vitaminas e smoothies!
Quem aqui gosta de saber que está a alimentar-se de forma saudável e ao mesmo tempo emagrecer, deixando o corpo mais leve, libertando o peso das articulações facilitando a circulação sanguinea em todo nosso corpo?
EU AMO!

Eu adoro fazer a minha própria bebida. Com essas notícias que aparecem por aí de contaminação, prefiro não correr riscos, além de que, como sabem evito ao máximo aditivos, conservantes e açúcar e estas bebidas estão repletas de aditivos que fazem mal a saúde e impedem que o processo de emagrecimento tenha resultados mais rápidos. Sem falar que fazendo em casa nós colocamos a nossa energia no alimento, o que deixa tudo muito mais rico, saudável e saboroso.
.
DURANTE QUANTO TEMPO PODE SER GUARDADO?
O leite de amêndoas caseiro, pode ser guardado:
- no frigorifico 3 dias
- no congelador 60
Se não quiseres fazer nenhuma receita e nem transformar em farinha, tudo bem, podes congelar por 40 dias.

O QUE FAZER COM OS RESIDUOS DA AMÊNDOA?
O resíduo da amêndoa é pura fibras, optima para o bom funcionamento do nosso intestino, que como sabes tem que funcionar bem. Não deites fora, podes fazer diversas receitas. Ou então secar no forno e transformar em farinha.Só para lembrar, a farinha de oleaginosas é feita a partir do resíduo da bebida é menos gordurosa que a farinha feita com ela inteira, pode ser uma boa opção para quem está em processo de emagrecimento, assim consomem menos quantidade de gordura, mesmo sendo uma gordura saudavel, sabem que se for em excesso tambem engorda.

Eu gravei um vídeo que podes ver no youtube onde mostro o passo a passo, clica AQUI RECEITA INGREDIENTES
1 CANECAS (de chá) de amêndoas cruas
3 CANECAS (de chá) de água
1 colher (de chá) de essência de baunilha (opcional)

Preço médio: 2.80€
Rendimento médio: 720ml
Tempo de preparação: 8h (molho) + 10min (preparo)
Não contém glúten

MODO DE PREPARAÇÃO
No dia anterior a noite deixa a amêndoa de molho coberta com o dobro de água, no mínimo 8h se quiseres podes deixar 12h, elas ficam mais macias.
Agora é só escorrer a água e colocar no liquidificador com a água e a essência de baunilha.
Bate tudo até ficar uma mistura esbranquiçada. Coa com um passador ou um pano bem fininho, e reserva os resíduos, porque são nutritivos e podem ser usados em outras receitas, como patês, panquecas, enriquecer bolos e pães, vitaminas, ou mesmo na salada.

E esta feito, podes beber natural ou com a tua bebida preferida.
Se não conheces esta bebida é natural que vaz estranhar o gosto, o teu paladar não o reconhece vais ter que ser paciente e ter calma, tambem se aprende a gostar, começando por juntar a tua bebida preferida.

ATENÇÃO
No verão deixa a demolhar no frigorífico, para não ganhar bolores durante o tempo de demolho.

Se quiseres usar os resíduos para fazer molhos brancos não juntes a essência de baunilha, faz apenas com água.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS DA AMÊNDOA
Apesar da amêndoa ter muito cálcio, magnésio e potássio, ela também tem gordura e, por isso, para não engordar deve-se ter cuidado de consumir sempre com alimentos ricos em cálcio.

TABELA: Componentes Quantidade em 100 g Energia 640 calorias Gorduras 54 g Carboidratos 19,6 g Proteínas 18,6 g Fibras 12 g Cálcio 254 mg Potássio 622, 4 mg Magnésio 205 mg Sódio 93,2 mg Ferro 4,40 Zinco 1 mg DICAS
Guardar numa garrafa de vidro de preferência.
Antes de consumir mexe muito bem.
Usa tâmaras ao invés de essência de baunilha, fica delicioso.
Guarda os resíduos das amêndoas! Tempera com azeite, sal e limão, junta um abacate e barra numa fatia de pão sem glúten fica super crocante.

Gostaram das dicas? Agora gostava de saber como fazes a tua bebida, envia mensagem para info@angelicamendes.com

Se ainda não me segues nas redes sociais inscreve-te para receberes todas as novidades: Youtube | Facebook | Instagram Lê ainda: Receita deliciosa de salada de abacate:https://www.angelicamendes.com/post/salada-de-abacate Sabe mais sobre chá de erva cidreira:https://www.angelicamendes.com/post/erva-cidreira With Love

Instagram

@angelicamendes.mei

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© angelicamendes.com 2020 

DYSIGNED BY  JL & COMPANY