Pequeno almoço nutritivo e saudavel (permitido na dieta)

Como saber se estás ou não a tomar um pequeno almoço nutritivo e saudável? O que deves ter em consideração para que não falte nenhum nutriente na tua primeira refeição e não tenhas fome quando estás a fazer dieta?


"Como sei se estou a tomar um pequeno almoço nutritivo e saudável?" Esta é uma dúvida muito comum que surge quando estamos a fazer reeducação alimentar ou dieta. Rapidamente percebemos que existem milhentas opções (batidos, energisantes, so vegetais, so frutas) de escolha disponíveis e a confusão começa nas nossas cabeças e ficamos sem saber muito bem o que escolher e como fazer, para escolher um pequeno almoço saudável para emagrecer.


E a verdade é que pela minha experiência e pelo que as minhas clientes fazem, o que tem resultado é adaptar o que mais gostas às tuas necessidades individuais, não existe uma receita que funcione para todos. Contudo, muitas pessoas acham que tomar um pequeno almoço saudável é:


  • Não comer farinhas e derivados

  • Não ingerir qualquer tipo de gordura

  • Não comer qualquer tipo de pão

  • Não comer qualquer tipo de açucar


Tenho uma noticia para ti, isto não é de todo verdade! Antes de descartar todos estes alimentos do teu pequeno almoço, deves tentar entender o que mais se adequa ao teu estilo de vida e qual é o teu objetivo, quais as tuas necessidades individuais, o que te incomoda? Será o facto de te sentires cansada ao final da manhã? Ou é mesmo aquela gordurinha que está logo abaixo do umbigo que queres perder ? Fica até ao final vou contar como faço e o que funciona para mim.


Porque é que é importante reflectir sobre os motivos pelos quais devemos tomar um pequeno almoço nutritivo e saudável?

Porque nós somos seres únicos e individuais e o que resulta para umas pessoas pode não resultar para outras e isto vale também quando falamos na escolha dos alimentos. Há quem pague só para ter uma tabela de IMC e entender em que índice de massa gorda se encontra, porque isso é importante para o seu objetivo final. Se não sabes qual é o problema que estás a resolver, não vais conseguir saber que alimentos escolher para teres os resultados que queres e não vai resultar.


Porque é que é importante reflectir sobre o que devemos comer ao pequeno almoço para não engordar?

Porque temos que ser capazes de nos conectar ao objetivo final. O que tu estás a comer vai ajudar-te a chegar onde queres?


Agora que vimos o que é verdadeiramente importante, sabemos que a definição de pequeno almoço nutritivo e saudável engloba:

  • Objetivo individual e final de cada um

  • Estilo de vida, valores e dor a curar

  • As tuas preferências alimentares


Podemos optar por fazer uma alimentação vegana, vegetariana, jejum intermitente ou outra o que importa é que esteja de acordo com os teus valores e objetivos. Contudo, se optares por esta via e não tiveres um passo a passo e um método vai ser difícil perceber onde estás a falhar e em que momento isso acontece.



Então eu recomendo-te começares simples



Para te ajudar a conseguir alguma clareza quanto ao pequeno almoço ideal, deixo-te aqui uma série de perguntas que vão ajudar a perceber o que melhor se adapta a tua situação para conseguires defenir o que funciona para ti.


  1. Como te sentes ao final da manhã?

  2. Tens fome antes da proxima refeição?

  3. Sentes inchaço logo a seguir as refeições?

  4. O que preferes tomar ao pequeno almoço?

  5. Comes açucar e gorduras saturadas?


Agora vou ajudar-te a analisar todos estes aspetos.

  1. Se sentes cansaço ao final da manhã, pode querer dizer que estás a comer algo que não te nutre, como por exemplo grandes quantidades de açúcar ou gordura.

  2. Se sentes fome antes da próxima refeição, talvez tenhas que aumentar a tua dose de proteína matinal ou de carboidratos.

  3. Se sentes inchaço a seguir às refeições pode ser que sejas intolerante a algum alimento ou simplesmente que comes muito rápido e não mastigas bem.

  4. Possivelmente adoras mastigar aquela maçã bem crocante e andas a fazer batido de maçã porque leste algures que era assim que irias perder barriga, errado, faz do teu pequeno almoço algo agradável e delicioso não tens que fazer algo que não esteja de acordo com os teus valores só porque está na moda.

  5. Se comer alimentos que contenham açúcar e gorduras saturadas é possível que seja isto que te está a diminuir os teus níveis de energia e deixar com fome mais cedo



O que funciona para mim


Inicio o meu dia com uma meditação, depois nutro o meu o corpo com 300 ml de água, uns dias com limão outros mesmo natural.


Pequeno almoço nutritivo

🥚1 ou 2 ovos

🥑 Abacate ou fruta com aveia

☕️☕️ Café ou chá

🥟1 tosta de arroz com queijo ricota

É importante que entregues ao teu corpo o máximo de nutrientes logo pela manhã.

Passamos a noite por um período de jejum e sem beber água, ao acordar, é fundamental hidratar o corpo e escolher alimentos que sejam ricos em nutrientes.



Como passaste a noite sem comer, tudo o que comes vai ser absorvido na sua totalidade daí a importância de dares o que tens de melhor para que ele possa nutrir-se e ficar com o máximo de energia até ao final do dia.


E, ao contrário, também é verdade, se ingerirmos alimentos com excesso de gordura, açúcares e aditivos químicos alimentares, vamos ter o retorno na mesma medida, vamos sentir, fome e falta de energia logo ao final da manhã.

Sabes aquela falta de energia e indisposição após tomares o pequeno almoço é causada por isto mesmo, ingestão de alimentos plenos de açúcar e gordura.


Dicas para não dares a desculpa que não tens tempo para tomar o pequeno almoço nutritivo e saudável e emagrecer


a) Começar por deixar a mesa posta para o pequeno almoço no dia anterior

b) Acordar 15 minutos mais cedo que o habitual e comer sem pressa, estes 15 minutos não vão fazer qualquer diferença no teu sono.

c) Cria um ritual calmo, coloca uma música que vai colocar o teu dia em movimento e fazer te sentir mais activa e bem disposta

d) Prepara a tua fruta e as tuas panquecas no dia anterior e deixa a tua cafeteira com água no fogão para fazer aquele café (ou chá) bem gostoso.


Importante

Escolhe sempre uma fruta, uma bebida sem açúcar, uma proteína e um carboidrato. Isto vai garantir que não tens fome e que fornecem os nutrientes suficientes ao teu corpo mantendo os níveis de energia em alta. Não importa de que forma vais consumir estes alimentos, eu explico:

  • Podes optar por comer cada alimento de forma individual (1 ovo cozido, mamão com aveia e chá)

  • Podes optar por fazer um batido exatamente com os mesmos alimentos ( 1 ovo cru, mamão e aveia com chá em forma de batido)

Opta pelo que preferes e mesmo que faças jejum intermitente é fundamental que a tua primeira refeição seja repleta de nutrientes.




Agora conta-me: fez-te sentido estas questões da definição de pequeno almoço nutritivo e saudável? A partir do momento em que nos libertamos de modas e nos focamos no que realmente interessa e funciona para nós tudo se torna bem mais simples, porque vamos ao encontro das nossas necessidades.


Não te sentes confiante com as respostas que deste? Não tens bem a certeza se sabes qual o pequeno almoço mais nutritivo em relação ao teu objetivo principal?


Entra em contacto comigo por email

info@angelicamendes.com

clicando na imagem




Deixa aqui, na secção de comentários, as tuas dúvidas ou questões sobre a emagrecer, saúde ou mesmo receitas, que eu tentarei ajudar ao máximo!


Se ainda não me segues nas redes sociais, convido-te a seguir para receberes todas as novidades

Youtube |Curso | Instagram |Facebook |Telegram

Cuida de ti com amor!






Lê ainda:

Coaching: https://www.angelicamendes.com/coaching

Baixa o meu ebook com exercícios para definires prioridades e um plano de ação para começares a dar os primeiros passos nesta jornada.

Ebook: https://bit.ly/35lYPDo


Partilha este poste com as tuas amigas basta clicares neste ícone em baixo 🔗 e copiar o link